sexta-feira, 24 de abril de 2009

Farra das passagens: Miami é destino preferido dos deputados


Publicada em 24/04/2009 às 10h35mO Globo
RIO - Miami é o destino preferido dos
261 deputados mais da metade da Câmara - que viajaram com a cota de passagens aéreas da Casa para o exterior -, entre janeiro de 2007 e outubro de 2008. É o que mostra reportagem do site Congresso em Foco publicada nesta sexta-feira. De acordo com o levantamento, a Câmara pagou 315 passagens para a Flórida, 172 para Paris e outras 148 com destino a Buenos Aires. Em 22 meses, foram 1881 passagens internacionais para 13 cidades dos Estados Unidos, da Europa e da América do Sul. ( Confira a lista dos deputados Congresso em Foco )
De acordo com a reportagem, o país mais buscado pelos parlamentares é os Estados Unidos, com 437 passagens (44% do total). Nova York é a quarta cidade mais visitada pelo grupo, com 122 voos. A Câmara pagou ainda 359 passagens de ida para a Europa e outras 306 de volta. Depois de Paris, Milão, com 69, Madri, com 50, e Londres, com 41, são os destinos europeus mais procurados por deputados.
O levantamento mostra que as visitas aos países sul-americanos correspondem a 194 passagens pagas pela Câmara. Depois de Buenos Aires, com 148 voos, Santiago do Chile é a segunda cidade mais visitada da região por parlamentares. Câmara recua e decide votar mudanças em plenário
Sob forte pressão dos deputados, a
Mesa da Câmara recuou na quinta-feira e decidiu levar para votação em plenário, na semana que vem, a proposta de restringir o uso de passagens aéreas a parlamentares e assessores, entre outras medidas contra a farra das passagens aéreas. Pelo menos um ponto deve ser derrubado: o que proibiria o uso das passagens por parentes de deputados. ( Senado anuncia cortes em despesas médicas )
No plenário, o deputado Silvio Costa (PMN-PE) alegou que as medidas iam acabar com seu casamento - porque sua mulher não poderia mais ir a Brasília com verba pública: (
Ouça a declaração )
- A questão é que a família faz parte do meu mandato - afirmou.
Da tribuna, o deputado Domingos Dutra (PT-MA) protestou:
- Daqui a pouco vão querer que eu ande de jegue, more em palafita e mande mensagem por pombo-correio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário